segunda-feira, 18 de agosto de 2008

E Cuba já lançou

Semana passada, meu irmão conseguiu comprar um Cuba e ontem fomos jogá-lo. Meu irmão já tinha conseguido jogar no sábado de noite, mas eu não pude ir. Cheguei na casa da minha mãe umas 14:30 e tive uma primeira surpresa, junto com o Cuba, meu irmão tinha comprado o Power Plant Deck do Power Grid. Ele tinha pedido para eu levar o jogo, mas acabei esquecendo. Mas tudo bem. Ainda deveria chegar um amigo do meu irmão, que também se chama Tiago e o Ian, um velho sumido das jogatinas.

O Bolão (Tiago) chegou não muito depois de mim e meu irmão ficou mostrando uns jogos da coleção dele, já que ele só conhecia War. E mais tarde chegou o Ian. Meu irmão então explicou as regras e fomos nos aventurar pela ilha de Fidel antes dela ser a ilha de Fidel. A primeira impressão que tive e que perdurou durante o jogo todo é que o Cuba é muito curto, não dá tempo de você ver como o jogo vai rolar para depois ver qual a melhor estratégia. Ele é bem apertado neste sentido, pois o jogo tem apenas seis rodadas e em cada uma delas você pode fazer apenas quatro ações. Me deu a impressão que é bem parecido com o Puerto Rico neste ponto, você tem que fazer sua estratégia baseado nos navios e leis disponíveis no primeiro turno e nas ações dos jogadores antes de você.

Mas ao mesmo tempo, o jogo me pareceu ter várias estratégias que podem levar a vitória, embora a famosa estratégia da água seja a mais fácil de ser notada e provavelmente a mais fácil de ser implementada. E realmente neste primeiro jogo, meu irmão foi atrás dela e venceu o jogo, embora não apenas com ela. O jogo se desenvolveu sem maiores problemas e mesmo o Bolão, que estava sendo apresentado aos jogos modernos, conseguiu ir muito bem no jogo.

Eu e o Ian seguimos atrás de rum, enquanto o Bolão foi atrás de charutos. Eu e o Ian terminamos o jogo com uma grande disputa pelo segundo lugar e consegui ficar na frente por ter construído um prédio a mais durante o jogo.

No geral, gostei do jogo, mas preciso jogá-lo ainda várias outras vezes para conseguir ver as várias possibilidades. O que mais me incomodou foi o sentimento de que o seu jogo depende muito pouco dos outros jogadores. Nunca tive um sentimento tão forte com relação a isso como nesta partida de Cuba. Talvez fosse o fato de que fiquei muito tempo longe da mesa devido ao Daniel, que estava com cólicas bem fortes, mas pouca coisa mudava em meus planos quando chegava a minha vez. Mesmo sem ter acompanhado a ação de nenhum dos outros jogadores, a minha ação estava sempre lá, prontinha para ser feita, apenas uma ou duas vezes outro jogador conseguiu embolar o que eu planejava em fazer.

Nenhum comentário: