sábado, 9 de agosto de 2008

Antes da Jogatina - mais jogo Tyros

Esta sexta-feira a noite tive que dar meu plantão de pai, alias, tive não, estou tendo. A Nirvana foi em uma festa com a mãe dela e deixou o Daniel com a minha mãe e eu sai do trabalho e fui lá buscá-lo. Mas quando chego lá, meu irmão me avisa que ele tinha chamado uns amigos para jogar.

Bem, o Daniel estava muito bem, então não havia motivos para eu dispensar uma partida. Bem, depois de um tempo o Johan chegou e antes do Sol chegar, começamos a jogar Tyros, que é mais um dos jogos do meu irmão que nunca havia jogado (acho que o último). O jogo é ambientado no antigo mediterrâneo, quando estava começando o comércio entre os vários povos da costa deste mar.

Existem no jogo quatro reinos que todos os jogadores podem decidir sua expansão e os jogadores em si controlam diferentes facções de comerciantes fenícios da cidade de Tyros. Durante este comércio, os jogadores podem fundar cidades dentro dos mpérios "coletivos" e a pontuação final de jogo é dado por cada cidade e navio em um império, sendo que quanto maior o império, maior a pontuação.

Ainda existem alguns pontos de bônus, como por exemplo, para cada jogador que tiver mais cidades em um reino e para o primeiro jogador que construir cidades em todos os reinos.

Bem, explicada as regras, começamos o jogo. Como estava com o Daniel no colo e tinha escutado as regras meio por cima, comecei com a sensação de estar fazendo algo errado, pois fui o único jogador a construir uma cidade na primeira rodada. E também não tinha trocado nenhuma carta. Todas as ações do jogo são feitas pagando-se cartas das cores dos reinos específicos e eu tive muita sorte de saircom cartas suficientes para construir uma cidade de cara.

O jogo foi se desenvolvendo e dois dos reinos acabaram ficando encolhidos entre o noroeste da África e o Oriente médio, sendo que um reino ocupou quase a europa inteira, e outro todo o lado leste do mapa, incluindo uma parte da peninsula ibérica e o norte da África.

Cheguei a conclusão que estava com muita sorte nas cartas, pois precisei trocar muita pouca coisa no jogo e ainda por cima, conseguia facilmente o que queria. Nenhuma vez abri comércio com outro jogador (vide, trocar cartas com outro jogador, como no Catan) e nem troquei com a pilha de descarte, que custa três cartas por uma. Todas as minhas poucas trocas foram com o maço de compra, onde você troca uma por uma.
Resultado:
Eu 91
Johan 72
João 52

E a jogatina só começa mais tarde... Bem, depois desta, o Sol tinha chegado com mais dois amigos (o irmão e um morador da republica) e já eram dez horas. Resolvi que era melhor ajeitar o Daniel e vir para casa. Amanhã tem mais.

Nenhum comentário: