terça-feira, 28 de outubro de 2008

Agricola, você não merece isso

Como mencionei anteriormente, estou longe e distante de casa, e portanto, sem acesso as estatisticas da Jogatina Campinas do ultimo final de semana para escrever o relato da mesma, mas mesmo assim, tem o que ser comentado da mesma.

Eu consegui jogar um pouco (bem pouco) mas jogar bem, pelo menos na opinião do BGG. Estreei o novo numero um do ranking e... :( decepção...

Durante a leitura das regras, caos e confusão, pois a calha da garagem da casa da minha mãe não aguentou a forte chuva que caia no momento e começou a jogar água para dentro da garagem. Felizmente nenhum jogo foi atingido. Bem de volta aos fatos, jogamos eu, o Sumaré e o Ian, resolvemos jogar com o Deck E tanto para as melhorias como para as ocupações.

Logo no primeiro turno, já deu para perceber que as cartas, apesar de serem o grande Tcham do Agricola, pois teoricamente aumentam a rejogabildade do mesmo, não eram bem-vindas. O Ian, logo de cara conseguiu baixar uma combinação de ocupações e de melhorias que lhe deram uma enorme vantagem logo no início do jogo.

Nos próximos turnos, já deu para perceber que as cartas não tinham um bom balanceamento e claramente o Ian tinha cartas muito melhores que eu e o Sumaré, mesmo assim, já dava para testar e ver algumas estratégias. No meio do jogo, até que se deu a impressão de que apesar de suas muitas cartas, o Ian havia investido muito nelas e estava bem para trás no jogo. Não tinha pastos, nem animais, uma plantação enorme, mas só, nem crescido muito a familia ele tinha.

Eu cresci minha familia um pouco e resolvi partir para os animais, com grandes pastos para ovelhas, javalis e bovinos. O Sumaré investiu muito em sua família, deixando tanto as plantações como as criações em um nível suficiente para ele poder alimentar bem sua família com pouco esforço.

Nos ultimos turnos, todos os jogadores estavam com a impressão de que não havia muita coisa mais a ser feita, exceto dar uns arremates nas estratégias e com alguma sorte, impedir outro jogador de fazer o mesmo. Na contagem de pontos, eu e o Sumaré estavamos com pontuação bem semelhante e disputada em todos os quesitos do jogo. Eu acabei ficando para trás devido a grande área vaia em minha fazenda. O Ian havia ficado bem para trás na primeira parte da contagem, mas quando chegou na pontuação das cartas (valor delas e bonus) ele conseguiu o dobro de pontos nesta parte do que eu e o Sumaré juntos e ganhou o jogo com uma larga vantagem.

No final do jogo, mesmo o Ian ficou com a sensação de que as cartas atrapalharam, e todos concordamos que temos que dar mais uma chance ao jogo, mas sem as cartas. O que claramente é um grande revez para o jogo, já que grande parte do preço do jogo é pelas cartas, isso sem falar do hype.

Não gostaria de entrar no mérito de se este jogo é melhor ou pior do que outros no BGG, mas para mim, ficou claro que ele não está aos pés de gigantes como Power Grid, Age of Steam e Puerto Rico.

2 comentários:

Jesse James disse...

Fala Ae Tiago,

Cara, eu joguei apenas 2 vezes o Agricola, uma com as cartas (deck E) e outra partida sem as cartas. Posso lhe dizer que a partida sem as cartas fui muuuito melhor, o jogo fica mais equilibrado e disputado. Com certeza minahs proximas partidas jogarei sem as cartas, que ao meu ver só atrapalham.

Abs

JJ

Kinho, El Primoroso disse...

Na minha opinião Agrícola é nota 8 e o Puerto é 10