terça-feira, 28 de outubro de 2008

Agricola, você não merece isso

Como mencionei anteriormente, estou longe e distante de casa, e portanto, sem acesso as estatisticas da Jogatina Campinas do ultimo final de semana para escrever o relato da mesma, mas mesmo assim, tem o que ser comentado da mesma.

Eu consegui jogar um pouco (bem pouco) mas jogar bem, pelo menos na opinião do BGG. Estreei o novo numero um do ranking e... :( decepção...

Durante a leitura das regras, caos e confusão, pois a calha da garagem da casa da minha mãe não aguentou a forte chuva que caia no momento e começou a jogar água para dentro da garagem. Felizmente nenhum jogo foi atingido. Bem de volta aos fatos, jogamos eu, o Sumaré e o Ian, resolvemos jogar com o Deck E tanto para as melhorias como para as ocupações.

Logo no primeiro turno, já deu para perceber que as cartas, apesar de serem o grande Tcham do Agricola, pois teoricamente aumentam a rejogabildade do mesmo, não eram bem-vindas. O Ian, logo de cara conseguiu baixar uma combinação de ocupações e de melhorias que lhe deram uma enorme vantagem logo no início do jogo.

Nos próximos turnos, já deu para perceber que as cartas não tinham um bom balanceamento e claramente o Ian tinha cartas muito melhores que eu e o Sumaré, mesmo assim, já dava para testar e ver algumas estratégias. No meio do jogo, até que se deu a impressão de que apesar de suas muitas cartas, o Ian havia investido muito nelas e estava bem para trás no jogo. Não tinha pastos, nem animais, uma plantação enorme, mas só, nem crescido muito a familia ele tinha.

Eu cresci minha familia um pouco e resolvi partir para os animais, com grandes pastos para ovelhas, javalis e bovinos. O Sumaré investiu muito em sua família, deixando tanto as plantações como as criações em um nível suficiente para ele poder alimentar bem sua família com pouco esforço.

Nos ultimos turnos, todos os jogadores estavam com a impressão de que não havia muita coisa mais a ser feita, exceto dar uns arremates nas estratégias e com alguma sorte, impedir outro jogador de fazer o mesmo. Na contagem de pontos, eu e o Sumaré estavamos com pontuação bem semelhante e disputada em todos os quesitos do jogo. Eu acabei ficando para trás devido a grande área vaia em minha fazenda. O Ian havia ficado bem para trás na primeira parte da contagem, mas quando chegou na pontuação das cartas (valor delas e bonus) ele conseguiu o dobro de pontos nesta parte do que eu e o Sumaré juntos e ganhou o jogo com uma larga vantagem.

No final do jogo, mesmo o Ian ficou com a sensação de que as cartas atrapalharam, e todos concordamos que temos que dar mais uma chance ao jogo, mas sem as cartas. O que claramente é um grande revez para o jogo, já que grande parte do preço do jogo é pelas cartas, isso sem falar do hype.

Não gostaria de entrar no mérito de se este jogo é melhor ou pior do que outros no BGG, mas para mim, ficou claro que ele não está aos pés de gigantes como Power Grid, Age of Steam e Puerto Rico.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Mudanças, mudanças, mudanças

Elas não param de chegar, nunca....

Minha vida não está mais do avesso por falta de espaço. Estou sem internet de uso pessoal há 15 dias, e isto se reflete no meu blog, na moderação da BG-BR e principalmente nas conversas casuais com velhos amigospor e-mail. Hoje estou conseguindo por um pouco disso tudo em dia, graças ao fato de ter ido viajar à trabalho e estar em um hotel que tem rede Wi-Fi.

Vamos explicar, estou me mudando de casa e como o prédio é novo, ainda não tem linha telefonica, TV a cabo e nem nada que possa usar para me conectar na Internet. Estou providênciando um modem 3G, mas para conseguir um bom desconto, estou pedindo por plano empresarial o que tem um delay de 15 dias, mas tudo bem, sobreviverei (espero).

A parte boa de tudo isso é que estou de volta a civilização e pretendo, com isso, iniciar a organização de jogas semanais em casa. Terão que ser pequenas, é claro, e não muito demoradas, mas talvez começar algumas ligas de jogos interessantes. O primeiro, que já obteve alvará de funcionamento, vai ser o Formula Dé. Tenho em casa quatro pistas, fazendo uma corrida em cada dá para ter um gostinho de um campeonato de corridas de verdade.

A parte pior, pois não tem nada a ver com a mudança, é que nas próximas quatro semanas estarei enterrado na unidade de Laranjal Paulista da Ajinomoto e como depois já é Dezembro com suas canções natalinas e tudo mais, os campeonatos e ligas devem começar em Janeiro, mas até lá, certamente teremos alguns joginhos em casa.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

BGG Secret Santa 2008

E as inscrições para o melhor (e talvez maior) amigo secreto do mundo já estão abertas, isso mesmo, já estão abertas. Quem quiser participar, deve ser inscrever aqui até o dia 20 de Novembro. Esta é a quarta edição do evento, no qual eu participei nos últimos dois anos, com direito a muita festa e alegria. Eu considero este evento o mais fantástico de todos que o BGG organiza pela sua real capacidade de promover a aproximação de uma comunidade que conta com mais de 200.000 participantes no mundo inteiro.

Em 2006, eu ganhei isso aqui e mandei dois jogos (entre eles o Arte Moderna da Odysseia) para a Coréia do Sul

Em 2007, eu ganhei isso aqui e comprei uma série de joguinhos nos EUA e ainda mandei um Samurai daqui para lá.

No ano passado, minha esposa também participou e ganhou a o Niagara e todas as suas expansões.

Eu já fiz minha inscrição e estou aguardando ansiosamente pelo dia 20 de Novembro, quando a diversão realmente começa.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

I Encontro Legends de Jogos

Neste Sábado, tivemos o I Encontro Legends de Jogos, que além de jogos de tabuleiro, também teve jogos de cartas colecionáveis, RPG e jogos de miniaturas. A Ceilikan e a Games Depot estiveram lá para divulgar seus produtos, assim como o pessoal da Jogatina Campinas, que ajudou com na divulgação de jogos de tabuleiro.

Tivemos gente de todas as idades conhecendo os jogos de tabuleiro, desde garotos e garotas de cinco anos, até avós jogando com seus netos. Foi, sem duvida, uma experiência muito positiva dentro da comunidade dos jogos de tabuleiro.

Jogatina Campinas - Setembro 2008

Ufa...... Finalmente vou conseguir escrever um pouco sobre a jogatina, e o pior é que nem tenho muitos comentários, pois no dia estava meio passado e praticamente não participei da jogatina. Mas vamos lá. A expectativa era grande, pois a resposta aos e-mails convidando o pessoal para a jogatina tinha tido uma boa resposta e estávamos prevendo um publico grande. Então, deu às três horas, e ninguém...

Já estava estranhando um pouco, mas às 15:30 começou a chegar o pessoal, e não pararam mais de chegar. Foi o publico recorde das jogatinas este ano, com 22 participantes e ficando até bem tarde a maioria.

Então vamos aos jogos:

Cuba

Jogadores: Glauco, João, Sumaré, Jaime e Kiko

Duração: 150 min, com maioria de jogadores novatos

Eu assisti o começo da partida, e logo vi que o Sumaré, apesar de jogar pela primeira vez, estava bem a vontade no jogo e com uma estratégia bem definida. Não deu outra, venceu com uma boa margem.

Blokus

Jogadores: Mônica e Harue

Duração: 20 min

Na verdade não terminaram a partida, pois foram para a mesa de Power Grid que estava começando.

Power Grid

Jogadores: Mônica, Harue, Álvaro, Rafael e Mauricio

Duração: 170 min

Jogaram no mapa dos Estados Unidos e sem nenhuma expansão, pois estavam jogando com outro cópia e não a minha.

Tyros

Jogadores: Sumaré, Luizão, João e Kiko

Duração 80 min

Sumaré voltando a velha forma de sempre vencer a primeira partida que joga de algum jogo...

Arkham Horror

Jogadores: Mônica, Glauco, Mauricio, Rafael, Harue e Yan

Duração: 187 min

WarCraft the Boardgame

Jogadores: Sumaré, João, Sol e Luizão

Duração: 290 min ???

Bem, meu irmão odiou o jogo... Quem sabe com a expansão, hehehe...

Formula Dé (2 voltas, regras intermediárias, Interlagos)

Jogadores: Plínio, Luciana, Jaime, Rafael, Tiago e Oswaldo

Duração: 120 min

Pois é, minha única partida da Jogatina e nem me lembro quem venceu, mas foi uma ótima corrida, decidida na última curva entre três jogadores.

Shadows over Camelot

Jogadores: Yan, Harue, Mônica, Rafael, Mauricio, Álvaro

Duração: 139 min

Para variar, mais uma vitória “brasilianada” do pessoal.

Jogadores: Mônica, Sumaré, Luiz Otávio, Rafael, Mauricio, Harue e Álvaro

Duração: 90 min

Novamente os cavaleiros venceram, mas desta vez não sei se teve “brasilianada”

Formula Dé

Jogadores: Glauco, Mônica, Harue e Sol

Duração: 39 min

Não disseram nada, mas pela duração foi apenas uma volta e não faço idéia de que pista foi.

Age of Steam(EUA Central)

Jogadores: João, Sumaré, Luisão, Rafael, Álvaro e Mauricio

Duração: 210 min

Blokus (duas partidas)

Jogadores: Harue, Mônica, Glauco e Sol

Duração: 20 e 25 min