segunda-feira, 28 de julho de 2008

Um pouco mais sobre o Ur

Conforme prometido, vamos falar um pouco do Ur. Quem conhece o Tigris & Euphrates e der uma olhadinha por cima no Ur pode achar que é uma versão do Tigris sem o tabuleiro e embora a temática seja bem parecida (ambos são sobre civilizações antigas), algumas peças também (ambos os jogos tem ladrilhos que representam, cada um, uma certa "arte" no mundo antigo) e até os cubos estão presentes, as semelhanças acabam por aí. Dá até para se afirmar que um Tigris foi utilizado como base para o desenvolvimento do Ur, algo do tipo, não gostei deste jogo, deixa eu ver o que dá para fazer com estas peças, mas os dois jogos são bem diferentes.

No Ur, primeiramente você monta o espaço de jogo, colocando os ladrilhos em uma matriz 6x6, sobram 4 ladrilhos desta montagem. Cada ladrilho destes tem dois lados diferentes, sendo que cada lado representa não apenas as propriedades daquele ladrilho, mas também as ações que podem ser feitas. Um lado de um ladrilho pode ser:

Azul: são os políticos, a liderança, no tabuleiro não tem função específica, como ação permite o rearranjo de seus cubos

Verde: são as fazendas, no tabuleiro indica a posição das fazendas, como ação permite o crescimento de cubos nelas, mas provocam a perda de cubos em ladrilhos distantes

Roxo: são os comerciantes, no tabuleiro indica a posição dos pontos de comércio, como ação permite o crescimento de cubos através do comércio

Amarelo: são os difusores de cultura (professores, artistas, etc.), no tabuleiro indicam a posição dos centros culturais, como ação permite o crescimento dos ladrilhos próximos

Vermelho: são os exércitos, no tabuleiro não tem função específica, como ação permite a invasão de ladrilhos próximos.

Cada ladrilho tem uma cor diferente de cada lado e existem três ladrilhos de cada combinação possível. Os ladrilhos, além de compor o tabuleiro, são utilizados pelos jogadores para realizar as ações de jogo. Na sua vez, cada jogador tem um ladrilho na sua mão, e pode realizar nenhuma, uma ou as duas ações disponíveis para ele (uma com cada lado). Depois ele é obrigado a trocar o ladrilho que tem em suas mãos por outro do tabuleiro que não pode estar ocupado e não pode ser igual ao ladrilho que ele acabou de usar. Assim, ao final de sua jogada atual, você tem que escolher que ações você pretende executar no próximo turno. Ao invés de realizar ação, você também pode trocar um ladrilho que tenha 5 cubos por um Zigurath, que é uma pirâmide (alguém falou em monumentos por aí?) que dá um bônus no final do jogo.

A pontuação é dada pelos ladrilhos dominados no final do jogo, com pontuação em Escala geométrica para o tamanho de cada grupo de diferentes ladrilhos + zigurath. Neste jogo de sábado, eu apanhei muito...

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