sábado, 20 de março de 2010

Mais Gulo Gulo e Galaxy Trucker

Esta semana novamente joguei Gulo Gulo com as meninas e desta vez os dedos fizeram diferença, mas apenas por que elas estavam mais dispostas a escutar as dicas de estratégia minha e da mãe delas. Jogamos duas partidas e a Julia ganhou a primeira e a Maria Fernanda ganhou a segunda.

Na segunda partida, no entando, surgiu uma situação constrangedora. A Julia, em uma das vezes em que acionou o alarme dos ovos, na hora de recolocar a vareta, tentou coloca-la de modo a prejudicar o próximo jogador, portanto, burlando as regras do jogo. Eu falei com ela a respeito disso (tudo bem, eu confesso, eu gritei) e ela saiu da mesa antes do final da partida. Em um jogo normal entre adultos, eu pararia o jogo e nunca mais jogaria (talvez nem olharia) para a pessoa que fez isso, mas estamos falando de uma criança de 10 anos, que embora já tenha um bom controle sobre algumas situações, está muito mais sujeita a uma reação deste tipo do que nós. Como lidar com isso? Continuei a partida normalmente para não penalizar os demais e não deixei a Julia fazer mais nada até terminamos aquela partida, sem Orkut, nem Wii e nem TV. Qual a opinião dos meus ouvintes (tem alguém por aí?)

Bem, de qualquer modo, na quinta-feira já estavamos em situação normal e aprovitando que meu irmão está de férias e de jogo novo, jogamos uma partida de Galaxy Trucker eu, ele e a Julia no meio da tarde. Eu tinha muita expectativa com relação a este jogo e ele realmente conseguiu atendende-las. Gostei muito do monstrinho e finalmente vi que estudar engenharia pode fazer diferença na vida. Depois de uma primeira nave esculhambada e uma primeira rodada fraca, consegui dar a volta por cima e venci por um placar sensacional. É um jogo muito bom, intercalando uma sequência frenética de montagem da nave em tempo real com uma rodada de viagens espaciais tranquilas onde você pode passar 4 dias lutando contra piratas espaciais.

No geral, foi uma boa semana lúdica.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Gulo Gulo com a família (ou dedos pequenos o K...)

Ontem de noite, finalmente consegui estrear o Gulo Gulo, um joguinho que mistura uma certa dose de estratégia com destreza. A habilidade manual requerida no jogo favorece as mãozinhas pequenas das crianças, já que você precisa retirar ovos de dentro de uma cesta com um alarme dentro, que dedos enormes e disformes de homens de 30 anos não deveriam deixar de acionar.

Assim, o jogo tem fama no BGG de ser um destruidor de adultos quanto estes tentam jogar contra crianças de até 10 anos de idade, mas o que vimos em casa ontem foi justamento o contrário. Apesar de ter acionado o alarme algumas vezes, eu venci as duas partidas que jogamos, assim, começo a duvidar de mais esta lenda do BGG.

De qualquer forma, o que interessa, foi uma experiência super positiva, as crianças adoraram (10, 6 e 4 anos, para lembrar a todos) e querem repetir a dose logo. Ótimo investimento, pelo visto.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Alguns jogos com a Julia

Ontem eu consegui colocar a Maria e a Victórya para assistir um filme e fui jogar com a Julia alguns joguinhos de dois. Tentamos primeiro o Express Monopoly (não confundir com o Monopoly Express do Knizia), que peguei num geekauction alguns meses atrás e ainda não tinha tido oportunidade de testar. A Julia é fã do Banco Imobiliário, e com este jogo ela conseguiu satisfazer sua necessidade de um jogo bobinho em apenas 10 minutos.
No fundo é um jogo interessante, com estratégia diferente, porém óbvia, mas diverte mais do que o original.
Depois de duas partidas do Monopoly, comecei a ensinar as regras do Hive. Deu tempo de ensinar as regras e jogar uma partida apenas, pois tive que ir buscar a Lahja no trabalho e depois disso, cama para todos.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Risco Total licenciado por Faidutti

http://www.faidutti.com/index.php?Module=mesjeux&id=379&fichier=580

Parece que, no final das contas, a GROW não retornou as suas praticas dos anos 80 de não licenciar os seus jogos.