sábado, 28 de fevereiro de 2009

StarCraft entre os Hot 10

Para quem não sabe, o BGG tem duas listas customizadas para 10 jogos escolhidos pelo usuário, são elas o Top 10 e o Hot 10. O uso exato de cada uma destas listas varia muito, e existe muita discussão sobre qual seria o uso apropriado para elas, ou seja, elas são bem subjetivas. Eu uso elas assim, meu Top 10 são os jogos que a qualquer momento estou mais a fim de jogar, ou seja, os meus jogos preferidos de ir para a mesa. O meu Hot 10 são os 10 jogos que mais joguei nos últimos 365 dias.

Outro dia, eu estava pensando em como era fácil o Hot 10 ser poluído por algum joguinho rápido e besta ali no meio, ou seja, um jogo que as vezes você nem gosta muito, mas como ele é muito rápido e em muitos casos é novidade, ele dispara no Hot 10. O maior caso deste na minha lista é O Grande Imperador, um jogo nacional da Copag que não tem nada de especial, exceto ser o melhor entre três jogos da Copag que eu tinha em casa naquele dia para testar junto com a Nirvana e o Ian. Neste momento, o tal jogo está em 6° lugar nos meus Hot 10 apesar destas partidas terem ocorrido no dia 24 de outubro. Outros casos parecidos que podemos considerar são Quarto! e Travel Blokus ou ainda até o Khet e o Rumis.

Em todo caso, isso acontece, principalmente devido ao baixo volume de partidas que eu tenho, pois isso faz com que mesmo um jogo com três ou quatro partidas no ultimo ano seja um forte candidato no Hot 10.

Depois da ultima jogatina, porém, quando fui ajustar o Hot 10 (geralmente faço isso depois de um dia de várias partidas, onde ocorrem mudanças significativas) qual não foi a minha surpresa ao verificar que o StarCraft tinha entrado na lista. Sim, este Monster Game, com duração média de 5 horas a partida, está entre os dez jogos que mais joguei no ultimo ano corrido. Tudo bem, ele está em décimo lugar, mas mesmo assim, ele está lá. Surpreendente, para dizer o mínimo, e se depender da vontade do pessoal que jogou na ultima jogatina e da Brood War guardada em casa, ele talvez até suba de posições.

Em todo caso, isso mostra apenas o mesmo problema, pois minha penúltima partida de StarCraft foi no dia 2 de março do ano passado, ou seja, praticamente caindo fora do período considerado, mas como tenho que considerar um período grande para compensar a falta de partidas.

SOLUÇÂO: jogar mais.... E pode ser StarCraft, pois não me incomodo que ele fique na lista.

PS: comprei mais uma expanção do StarCraft, é a Typhon, uma mini-expansão lançada nas BlizzardCon no ano passado que encontrei dando sopa no eBay. É apenas um planeta, mas este planeta tem apenas uma saída, ótimo esconderijo.

Nenhum comentário: