sábado, 28 de fevereiro de 2009

StarCraft entre os Hot 10

Para quem não sabe, o BGG tem duas listas customizadas para 10 jogos escolhidos pelo usuário, são elas o Top 10 e o Hot 10. O uso exato de cada uma destas listas varia muito, e existe muita discussão sobre qual seria o uso apropriado para elas, ou seja, elas são bem subjetivas. Eu uso elas assim, meu Top 10 são os jogos que a qualquer momento estou mais a fim de jogar, ou seja, os meus jogos preferidos de ir para a mesa. O meu Hot 10 são os 10 jogos que mais joguei nos últimos 365 dias.

Outro dia, eu estava pensando em como era fácil o Hot 10 ser poluído por algum joguinho rápido e besta ali no meio, ou seja, um jogo que as vezes você nem gosta muito, mas como ele é muito rápido e em muitos casos é novidade, ele dispara no Hot 10. O maior caso deste na minha lista é O Grande Imperador, um jogo nacional da Copag que não tem nada de especial, exceto ser o melhor entre três jogos da Copag que eu tinha em casa naquele dia para testar junto com a Nirvana e o Ian. Neste momento, o tal jogo está em 6° lugar nos meus Hot 10 apesar destas partidas terem ocorrido no dia 24 de outubro. Outros casos parecidos que podemos considerar são Quarto! e Travel Blokus ou ainda até o Khet e o Rumis.

Em todo caso, isso acontece, principalmente devido ao baixo volume de partidas que eu tenho, pois isso faz com que mesmo um jogo com três ou quatro partidas no ultimo ano seja um forte candidato no Hot 10.

Depois da ultima jogatina, porém, quando fui ajustar o Hot 10 (geralmente faço isso depois de um dia de várias partidas, onde ocorrem mudanças significativas) qual não foi a minha surpresa ao verificar que o StarCraft tinha entrado na lista. Sim, este Monster Game, com duração média de 5 horas a partida, está entre os dez jogos que mais joguei no ultimo ano corrido. Tudo bem, ele está em décimo lugar, mas mesmo assim, ele está lá. Surpreendente, para dizer o mínimo, e se depender da vontade do pessoal que jogou na ultima jogatina e da Brood War guardada em casa, ele talvez até suba de posições.

Em todo caso, isso mostra apenas o mesmo problema, pois minha penúltima partida de StarCraft foi no dia 2 de março do ano passado, ou seja, praticamente caindo fora do período considerado, mas como tenho que considerar um período grande para compensar a falta de partidas.

SOLUÇÂO: jogar mais.... E pode ser StarCraft, pois não me incomodo que ele fique na lista.

PS: comprei mais uma expanção do StarCraft, é a Typhon, uma mini-expansão lançada nas BlizzardCon no ano passado que encontrei dando sopa no eBay. É apenas um planeta, mas este planeta tem apenas uma saída, ótimo esconderijo.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Jogatina Campinas Fevereiro 2009

Obrigado pelas correções pessoal. Edições estão em Azul. Mais edições em Vermelho, que as correções continuem vindo.

Vamos a um breve resumo do que aconteceu na Jogatina Campinas deste final de semana. É um resumo muito breve, pois além de eu não estar presente, ainda por cima, muita gente esqueceu de anotar os jogos, então, se alguém jogou mais coisas, por favor, coloque nos comentários.

Segundo o meu irmão, está Jogatina começou dez para três, com o Vladimir de Rio Claro chegando e sendo usado como mãe de obra escrava para ajudar a montar as mesas para a Jogatina, depois começaram os jogos:

Cosmic Encounter
Jogadores: Vladimir, Sumaré, Igor, Sol e Luiz
Duração: ?
Foram os primeiros que chegaram na Jogatina, como não foi anotado nada, eu também não sei de nada do jogo. O Sumaré (Dictator) empatou com o Igor(Barbarian) graças a um Emotion Control jogado pelo Luiz. O Sumaré propos eles dividirem a vitória e o Igor aceitou. O Vladimir jogou com o Observer e o Luiz com o Parasite, o Sol disse quem jogou com todos os aliens menos o dele.

Race for the Galaxy
Jogadores: Evandro, Gilberto, Marcela e Kiko
Duração: 105 min
Uma partida somente com novatos, e acho que o tempo de jogo leva em consideração a explicação de regras, mas mesmo assim, parece ter sido um jogo bem longo.

Rumis
Parece que foram várias partidas deste joguinho interessante, mas nenhuma delas marcada. Um total de quatro partidas, nem todas na sequencia.

Through the Ages
Jogadores: Luiz, JS e Sumaré
Duração: ?
Dos comentários do meu irmão:"O Luis ganhou no ultimo turno jogando o Michelangelo e deixando eu e o Sumaré na poeira, com diferença de um ponto entre nós (o Sumaré na frente)" Parece que meu irmão se enganou, quem venceu o jogo foi o Sumaré, contra-atacando o Michelangelo do Luiz com um DaVinci, ou algo do tipo.

Betrayal at House on the Hill
Jogadores: Kiko, Marcela, Evandro, Gilberto, Glauco e Jaime
Duração: 140 min
Pelo visto, mais uma derrota amarga para o Jaime como traidor. Desista desta vida, hehehe. A história foi "Let Then In".

Tyros
Jogadores: Igor, Marcela, Kiko e Vladimir
Duração: 75 min
Um puxão de orelhas para os jogadores deste jogo, e em quem mais tenha jogado ele depois e não tenha marcado. Mais tarde foi encontrada uma peça do mesmo no chão. Muito cuidado ao guardarem jogos na Jogatina, pois às vezes, uma peça que falte pode transformar o jogo mais legal do mundo em um peso de papel enorme de R$200,00.

Container
Jogadores: Sol, JS, Luiz, Sumaré e Johan
Duração: 90 min (estimado)
O Sumaré levou a luta do proletário ao Container e venceu o jogo. Segundo ele, ele usou uma estratégia de produzir muitos bens e com isso, conseguiu bastante dinheiro, além de ter sacaneado um pouco nos leilões, sabendo jogar bem com a compra de seus próprios barcos.

Midgard
Jogadores: Sumaré, Johan, Igor, Ian e Luiz
Duração: 55 min
Aparentemente todos gostaram de jogo novo chegaod para o Ian durante a Math Trade

Tsuro
Jogadores: Dentinho, Igor, Evandro, Sol, Aline e Glauco
Duração: 60 min?
Este pessoal ficou um tempão jogando várias partidas de Tsuro,a té que um pessoal cansou e eles se juntaram com a mesa que estava jogando Container (e não anotaram a partida) e foram jogar a ultima deles na noite.

Arkham Horror
Jogadores: Evandro, Sol, Aline e mais gente
Duração: 90 min
Estava rolando quando cheguei e me esqueci de mencionar, não sei quem enfrentaram e se venceram. Eles foram pegar o Nyarlatothep e não conseguiram, o bicho acordou com excesso de portais abertos na mesa. E isso que estavam sem as regras de Herald, pois isso sim deixa o Nyarlatothep P.....

StarCraft: The BoardGame
Jogadores: JS, Sumaré, Kiko, Ian, Tiago e Gilberto
Duração: 300 min
O Monter Game da noite, e única partida que participei, mas venci. Foi um jogo bem longo, com eliminação logo na segunda rodada. O Sumaré, que foi morto com o Aldaris, ressurgiu com o Tassaris depois que o Gilberto teve que sair pois sua carona estava indo embora. O jogo foi muito disputado até o final e apenas na ultima rodada consegui definir o placar em cima do João, que passou metade do jogo empatado comigo mas perto do final tinha arrancado na frente. Quando a partida terminou, tivemos duvidas sobre como eu teria vencido, com uma vitória normal ou com uma vitória especial. As minhas procuras no BGG me renderam duas respostas. Primeiro, o estágio III começa quando a carta do topo do deck de eventos é uma carta de estágio III, ou seja, já poderiam ocorrer vitórias especiais no jogo, mas: Segundo, a contra-capa do livro de regras esta errada (dentro e na Errata está correto) e uma vitória normal sempre suplanta uma vitoria especial, mesmo no estágio III.

Power Grid: França
Jogadores: Luiz, Sol, Aline, Dentinho e deve ter tido mais dois, pois o Ian não jogou
Duração: Menor que a partida de StarCraft
Foi na França, Acho que com o Power Plant Deck 2, mas não tenho certeza. Foi realmente na França com o Deck dois. O jogo não chegou a entrar no Step III, pois a Aline fez uma magica e conseguiu construir sua ultima cidade atravessando praticamente todo o tabuleiro. O Dentinho ficou em segundo.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

100% de aproveitamento

Ontem tivemos Jogatina Campinas e depois eu escrevo falando mais da festa em si, mesmo porque, participei apenas da metade dela, já que trabalhei até as 23:00 ontem. O importante, é que mesmo chegando tarde mantive minha média de vitórias na Jogatina Campinas deste ano, joguei apenas uma partida, mas venci a mesma, mantendo meus 100% de aproveitamento. É isso mesmo, até agora não perdi nenhuma partida em Jogatinas Campinas neste ano, e olhe que já teve Age of Steam, Power Grid e agora Starcraft no meio.