domingo, 15 de março de 2009

Nos Dominios da JogaSampa

Domingo dia 8 foi domingo de JogaSampa e, finalmente, consegui ir. Fomos eu, o João, o Luiz e a Andrea, além, claro, do Dudinha. Lá conhecemos o André, que nos acompanhou durante a jogatina. Começamos por um jogo do Luiz, o Container, onde tentei uma estratégia de pontas na cadeia produtiva, sendo um produtor e também negociador de leilão. Como não ia ter muito tempo para ficar toda hora produzindo, a intenção era vender containers procurados a preços altos. Esta parte não funcionou muito bem, vide que vendi muito pouco durante todo o jogo. Mas a parte de leilões funcionou muito bem, e mesmo sendo o jogador com menod containers na ilha, acabei ficando em segundo no jogo. O vencedor foi o João, que conseguiu estabelecer uma boa coleção na ilha.

Depois, a Andreia resolveu dar uma volta com o Duda e o João foi ver outras mesas. Eu, o Luiz e o André ficamos e fomos conhecer o Dominion (eu e o Luiz, pois o jogo era do André, que já tinha jogado outras vezes) e sim, este jogo vale o Hype que tem. Muito bom e a dinamica de construir os decks no meio do jogo é fascinante. O único defeito é que é muito rápido, mas isso foi facilmente resolvido jogando duas partidas seguidas. O jogo funciona com cada jogador com um deck contendo apenas dinheiro e algun pontos de vitória e o objetivo é ter o deck com mais pontos de vitória no final, e entre mais cartas de dinheiro e mais cartas de pontos de vitória, existem também cartas que tem habilidades especiais, no estilo magic. Muito bom.

Antes de ir embora, pegamos o Power Grid da Ludus para apresentar este clássico para o André, que ainda não o conhecia. Jogamos na Alemanha e foi um jogão, no qual a Andréia retornou a mesa para jogar um pouco mais. Fazia muito tempo que não jogava Power Grid Vanilla, mas não tinhamos nenhuma opção de expanção na Ludus e como o André não conhecia o jogo, foi melhor assim.

sábado, 14 de março de 2009

Arkham Horror League - Sessão do Primeiro Cenário

Sexta-feira passada (dia 6) ingressamos na Arkham Horror League da Fantasy Flight. Bem, está mais que na hora de contar como foi a primeira aventura de Calvin Wright a procura de sua irmã em Arkham. A nossa trupe era formada por: Vincent Lee (eu), Joe Diamond (Sol), Harvey Walters (Johan), Dexter Drake (Sumaré), Sister Mary (Rafael) e “Ashcan” Pete (JS), o senhor Dexter Drake teve as honras de acompanhar o Senhor Wright. Começamos o jogo tentando definir estratégias, já que o suprimento de Clue Tokens era muito pequeno, definimos que era melhor que quem pudesse fosse fechando portais (é impossível selá-los neste cenário), os outros iam juntando Clue Tokens, procurando a máquina de raios de disrupção e tentando conseguir graças na igreja de diminuir nosso Doom Track (pelas nossas contas tínhamos o número exato de rodadas para conseguir fechar todos os portais sem acorda o Velhão).

Bem, logo no começo fomos avançando em nosso objetivo, pois conseguimos fechar rapidamente quatro portais, três pelo método tradicional e mais um usando a máquina no Science Building. Com este portal fechado de graça e mais um portal aberto sem Doom Token (graças a um evento no Unmanable), conseguimos uma certa folga no jogo, sendo questão apenas de conseguir fechar os portais na medida em que eles aparecessem. Porém alguns Monster Surges fizeram o número de monstros em Arkham subir muito e com isso, a Terror Track também, o que era muito ruim para a gente. Precisaríamos matar um pouco de monstros, mas com os monstros bombados do cenário (teste de Sanidade -2/3 sempre e resistência de +1 devido ao Velhão) isto era algo muito perigoso, e realmente, vários personagens começaram a visitar o St. Marys e o Asilo.

Ainda antes do final, conseguimos a tão sonhada benção na igreja para reduzir o Doom track, mas, talvez tivesse sido melhor manter os Clue Tokens necessários para isso em mãos. Na rodada seguinte, conseguimos fechar o ultimo portal necessário e comemoramos nosso primeiro resultado na Arkham League.

Dentro da categoria de 5 ou 6 personagens, estamos em sexto lugar, mas vários grupos já tem os dois cenários registrados e por isso, estão na nossa frente, estamos planejando jogar o próximo cenário no dia 20.

quarta-feira, 11 de março de 2009

500 jogos logados

Este final de semana, eu alcancei a marca de 500 jogos logados no BGG. Isso desde Novembro 2003. O 500º jogo foi o Container e o jogo que inaugura uma nova era é o Dominion com a 501ª partida minha logada no BGG. Ambas as partidas foram na JogaSampa deste mês. Algumas estatísticas:

Primeira Partida Logada: Carcassonne em 22 de novembro de 2003

Ultima Partida logada: Power Grid em 8 de março de 2009 (Partida numero 503)

Jogo mais logado: Arkham Horror, sendo 1 vanilla, 13 com Curse of the Dark Pharaoh, 4 com Curse of the Dark Pharaoh e Dunwich Horror e 1 com The King in Yellow

Dias logando jogos: 1205 dias

Partidas por dia: 0,42 jogos por dia

Tempo estimado de jogo: 590 horas (ou 2% da minha vida nestes últimos anos)